domingo, 25 de maio de 2014

"O Paganismo como Religião"



 O paganismo vem do latim paganus que significa "do campo".

O Paganismo como "religião" é aquela que tem como objetivo de culto a(s) divindade(s) dos campos.
No sentido literal da palavra a pessoa que é pagã cultua divindades da natureza, especialmente a Mãe Terra, ou somente Ela. E em seus rituais estão envolvidos a fertilidade do campo e colheitas. Esse é o paganismo puro e antigo e era dessa forma na "religião" antiga.
Conforme o tempo foi passando e foram surgindo cidades e tribos, a crença popular foi se modificando e outros Deuses e Divindades "apareceram", então além da Mãe Terra e outras divindades da natureza as pessoas passaram a cultuar a Deusa da sabedoria, o Deus da Guerra, a Deusa da justiça, a Deusa do casamento e etc... , conforme suas crenças e necessidades.
Assim formando-se outros cultos e rituais, assim dependendo do local, os nomes dos Deuses mudam e a forma de culto a Eles também. Até o surgimento das religiões monoteístas.
Hoje tem muitas crenças e religiões neopagãs( neo significa novo e pagão vocês já sabem) que se baseiam nas religiões antigas e seus cultos. Como exemplo temos a Wicca,  o Asatru ( Paganismo Nórdico), o Helenismo (Paganismo Grego), a Stregheria ( Paganismo Romano), Kemetismo( Paganismo Egípcio) e assim por diante.
            
Uma observação muito importante:

BRUXARIA NÃO É RELIGIÃO!!

Existem sim pessoas que se intitulam Bruxos(as), devido a Gerald Gardner, criador da Wicca, que denominou a mesma como Bruxaria Moderna, assim vinculando paganismo com bruxaria, consequentemente os seus seguidores se auto intitulam bruxos. Mas ser bruxo(a) nada tem a ver com a crença que se tem, e sim com a magia que se pratica. Existem bruxos(as) pagãos, mas também tem bruxos(as) cristãos por exemplo, embora a maioria deles nem saibam disso e vinculam a palavra bruxaria com algo ruim e até mesmo demoníaco.
Enfim, saiba que :
Sua crença é particular e sua, o que funciona para você pode não funcionar para outra pessoa. Ou até mesmo dois seguidores de uma mesma fé, porque as pessoas são diferentes com interpretações diferentes sobre um mesmo assunto.
Por isso quando alguém me pergunta sobre qual é a minha religião digo que sou Pagã, porque a minha crença particular tem um pouco de várias religiões. Uma religião deve ser um exemplo, uma forma de mostrar como atingir o divino dentro de cada ser humano, ou usando uma palavra mais correta,  de religar você a Divindade de seu culto e te mostrar as diretrizes a serem seguidas na sua vida para que você possa evoluir.

Bem...
Acho que é isso...

LUZ E AMOR
ALINE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário